segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Capitulo 6-Usando alianças para aumentar a força de mercado

Reforçando os parceiros chaves.

A maior parte das empresas aceita a importância da aproximação aos clientes um dos benefícios das alianças, aumentando inclusive os ganhos dessa empresa. Nessa alianças as transações se tornam mais confiáveis do que no mercado aberto, reduzem custos com marketing e ajudam a entregar um valor único e levam a uma participação maior nos negócios de cada cliente.
Outro beneficio é o fortalecimento que ocorre nas alianças com os clientes, ocorre uma fidelização por parte dos clientes em relação a empresa fornecedora. Mas a idéia é também não deixar que a empresa se torne excessivamente dependente deste cliente, principalmente se esse se torna seu principal meio de sobrevivência.


Ajude seus fornecedores a ajuda-lo.


A idéia comum diz que cada empresa é responsável somente pela sua própria competência, essa idéia mostra que se um fornecedor não tem as qualidades desejadas o cliente deve procurar outros. Porém, até mesmo os melhores fornecedores podem não contar com a escala ou as qualificações para se manter em dia com a tecnologia ou as forças do mercado. Sem ajuda perde-se fornecedores e então clientes.
Portanto os produtos e processos dependem diretamente do fornecedor, esse mantém parte da qualidade do seu produto. Se o fornecedor for ajudado, inclusive pelo clientes, esse reduzira custos e só trará benefícios para os seus negocio.
Se para a elaboração de uma proposta, os fornecedores qualificados precisarem investir em P&D, considerar, então, a possibilidade de adotar uma abordagem em duas etapas, pela qual aqueles que não passarem pela segunda etapa serão compensados por aquilo que gastaram em P&D, para evitar que sofram prejuízos e encorajar propostas futuras.

Dê mais maneiras aos seus distribuidores.

Tratar como parceiros os distribuidores do seus produtos é de suma importância, pois esses trazem informações sobre a necessidade do mercado além de que eles agregam valor para o produto a ser vendido.

Ajude os seus concorrentes.

Os concorrentes forçam uns aos outros a acompanhar as mudanças, eles também tem interesse comum em combater sucedâneos para os seus produtos . A aliança com seus concorrentes, principalmente para o desenvolvimento de novos produtos, ajuda a dividir capacidades e a acelerar pesquisas de novas tecnologias.

Fortaleça as universidades.

A grande importância de fazer isso, é que a universidade por ser um centro academico, possui uma concentração de conhecimento. A empresa que se instala dentro ou tem atividades dentro destas universidades, se beneficia destes conhecimentos. Podendo usar inclusive para o seu setor os alunos mais qualificados e suas idéias.

Fortalecimento por base de redes estratégicas.

Após o fortalecimento individual das empresas o próximo passo é o fortalecimento coletivo através de uma rede estratégica, grupos de empresa unidas com objetivos comuns a serem alcançados. Entre os tipos estão as redes verticais, com adição de valor, as de divisão de tecnologia, as de desenvolvimento e as de participação acionária.

Obtendo mais poder na rede vertical.

A cooperação entre parceiros comerciais é benéfica, uma rede de alianças entre empresa e fornecedores, simplifica a logística e permite a produção de suprimentos em lotes mais prolongados e em maiores volumes, diminuindo os custos e estimulando a elevação da qualidade. A idéia do just-in-time e o recebimento automático de pedidos, os custos caíram e os prazos de respostas foram reduzidos. A cooperação no desenvolvimento de produtos aumenta o poder de inovação conjunta.
As redes verticais, quando bem unidas, possuem potencial para fortalecer cada uma das empresas envolvidas. No mundo de mudanças rápidas empresas que se mantêm em dia com eventos e prazos são as que levam vantagem e uma das ferramentas que pode ser utilizadas para ajudar nisso é a rede vertical.






Aumentando a força com rede de tecnologia.

As fontes de conhecimento técnico são outras empresas, laboratórios, governos e principalmente universidades. A participação da empresa nessa rede de tecnologia é extremamente valiosa, pois fortalece o conhecimento técnico alem de que seus participantes precisam de menos tempo para encontrar seus conhecimentos desejados.

Criando um novo valor com redes de desenvolvimento.

As redes estratégicas podem ser valiosas para as empresas que estão contidas nelas e para o mercado de uma forma geral. Nelas você pode agregar empresas que por sua vez agregam valor ao produto e baixam o custo dos seus serviços. Além de que ela pode ser usada como ferramenta para o desenvolvimento de novos produtos e até novas tecnologias.

O valor e os limites da redes de participação acionaria.

Quando a maior parte das ações de uma empresa de capital aberto está dentro da posse de um grupos de acionistas aliados da empresa, essa se torna imune a os predadores do mercado financeiro, poupando inclusive a gerencia de fazer um trabalho de elaboração de defesas contra tomadas de controle permitindo a empresa se concentrar no aperfeiçoamento e no seu crescimento. A intenção desses grupos é enfatizar a segurança em detrimento da força competitiva, dando estabilidade para o crescimento a longo prazo.

Determinando a força de uma rede.

Existem duas maneiras de fazer isso, uma é julgar o valor de uma rede. Um dele é avaliar como ela contribui para a força individual de cada empresa, e a outra é julgar uma rede pelas suas próprias forças. Está perspectiva é necessária quando uma rede vai concorrer com outras empresas ou redes.

Utilizando alianças para inibir concorrentes.

Não basta uma empresa ser um concorrente forte, a união com clientes, distribuidores, fornecedores e até mesmo governo, pode evitar que se perca ganhos ou que bloqueiam suas ações, alianças aumentam poder de barganha ou podem reprimir outras empresas e redes.

Maior poder de barganha.


Combinando recursos e objetivos, a formação de redes pode aumentar o poder de barganha das empresas que nela participam.

Inibindo os movimentos dos oponentes

Pensando que o mercado é um campo de batalha, e que cada empresa é um soldado, a união entre as empresas podem ajuda-las a se manterem vivas nesse mercado. Com a união pode-se tirar proveito de posições de outras empresas para atacar oponentes selecionados.

Alunos:Rafael Barcellos , Rafael Matos e Gabriel Starosta

Nenhum comentário: