Procure benefícios claros para ambos.
As rivais podem enfraquecer uma empresa e roubar negócios. Ao longo que a cooperação produzir um aumento de força e em que cada empresa considerar sua parceira uma ameaça menor que as outras rivais, mais fácil será obtenção de apoio para um aliança e a descoberta de uma ampla gama de oportunidades mútuas.
Separe a rivalidade da cooperação.
Quando ocorre uma aliança com um concorrente, essa não deve ser usada para limitar a concorrência e sim para que se possa reunir forças entre as parcerias e know-how para que haja uma globalização do conhecimento e assim se tornem mais competitivas no mercado. Para que essa cooperação não seja seguida de conflitos, ela deve Ter suas atividade limitadas, para que não afete nenhum aspecto da concorrência.
A forma mais facil de separar a rivalidade através da segregação de mercados, distribuindo os concorrentes que fazem parte da cooperação para outros mercados em que esses podem atuar diminuindo atritos nas parcerias.
Separação dentro de um mercado.
Mesmo com empresas concorrendo no mesmo mercado, a presença de oponentes pode tornar válida a cooperação , nessa condições a separação competitiva pode usar qualquer tática que concentra a aliança no objetivo comum. Mas quanto mais recursos houver no lado cooperativo da linha divisória, maiores serão as possibilidades de fortalecimento conjunto das empresas.
Cada projeto tem que beneficiar ambas, e questão constante da cooperação versus competição é cuidadosamente explorada.
Alguns conflitos não podem ser evitados .
O empresário quando resolver fazer uma parceria deve sempre Ter a lucidez de que nem todos os conflitos são evitáveis, deve Ter a noção de que é normal que atritos aconteçam. Principalmente quando esses parceiros concorrem em um mesmo mercado. e esses efeitos são sentidos até mesmo dentro das empresas.
Para manter o equilíbrio mantenha as forças separadas.
A separação competitiva também depende do desempenho de cada parceiro, isso é depende de como a empresa se postar durante a parceria, empresas mais lentas terão mais dificuldade para se manter no mercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário